segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Configurando o Windows 10: Padronização LPI [Parte 1]

Sempre procuro manter um ambiente organizado para os alunos e professores, e para isso configurei e personalizei máquina por máquina a fim de garantir que todas estivessem iguais para quem quer que fizesse uso delas, seja aluno, professor ou demais funcionários.

Abaixo coloquei algumas configurações iniciais e padronizadas que fiz para quem faz uso do sistema operacional Windows 10, priorizando neste momento procedimentos básicos para manter a boa funcionalidade das máquinas e facilidade de uso. Seguindo este "script", asseguramos que não haverá diferenças discrepantes entre um ou outro computador e, caso houver, será mais fácil detectá-la e corrigir.

Configurações do Windows

As configurações que iremos realizar, serão acessadas todas a partir do campo de "Configurações do Windows", acessando pelo painel de Configurações do menu Iniciar. As configurações abaixo são baseadas na versão 1903 (Compilação 18362.592) do sistema operacional. Nesta primeira parte do tutorial, abordaremos as configurações de Sistema.


Dentro de Sistema, haverá as seguintes configurações: Vídeo, Som, Notificações e ações, Assistente de foco, Energia e suspensão, Armazenamento, Modo Tablet, Multitarefas, Projetando neste computador, Experiências compartilhadas, Área de transferência, Área de trabalho remota e Sobre. Veremos uma por uma para melhor compreensão dos procedimentos acerca delas:

Mantenha as configurações padrão, verifique se o tamanho do texto está dentro do recomendado, caso não estejam, altere para o estado normal. O uso da "Luz Noturna" só é interessante aos que trabalham com o público da EJA ou em RPS, ative se achar necessário.

Mantenha as configurações padrão do som, as configurações avançadas são apenas para regulagem do volume de dispositivos específicos, como navegador, softwares instalados, etc.

Desmarque todas as ações rápidas clicando em "Editar suas ações rápidas", para que nenhum quadrado fique ativo, para isso clique em todos os pins e depois em "Concluído". Somente deixe ativo as opções "Mostrar notificações da tela de bloqueio" e "Obter notificações de aplicativos e outros remetentes", os outros remetentes a receber notificação são "Configurações" e "Reprodução Automática". Deste modo, o Windows não exibirá notificações desnecessárias na área de trabalho, apenas aquilo que é utilizado no dia a dia.

Nas configurações de foco, mantenha "somente alarmes". Já nas regras automáticas, ative a opção "Durante esses horários", e defina o horário das 07:00 às 18:00 (ou 22:00, caso tenha EJA), para não receber notificação alguma durante o período de aula, desmarque a opção de mostrar resumo. Com a definição do horário de uso, garante que o Windows Update reinicie o computador em horário atípico, evitando que trabalhos sejam perdidos.


Desative as opções de desligamento da Tela e Suspensão, deixando marcado como "Nunca". Com essa opção ativa, evitaremos o erro em que o computador não volta em caso de suspensão, evitando por sua vez, uma reinicialização desnecessária.

Mantenha o sensor de armazenamento ativo, para que o sistema efetue a limpeza de arquivos gerados por terceiros, seja da pasta Download, Lixeira ou mesmo arquivos temporários. Clique em "Configurar o Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora", e coloque para executar o sensor quando estiver "Com pouco espaço livre em disco". Na configuração de "Arquivos Temporários", marque a opção para excluir arquivos não utilizados, coloque em "14 dias" a exclusão da Lixeira e Meus Downloads, duas semanas são necessárias para backup de arquivos pessoais e baixados.

Você pode excluir versões anteriores do sistema, mas faça isso somente caso haja pouco espaço de armazenamento em disco, isso pode comprometer a restauração do sistema em caso de falhas de atualização ou  backup.

Não utilizados o modo tablet, mantenha as configurações desativadas.

Mantenha ativos todos os ajustes das "Multitarefas", uma vez que facilita o redimensionamento das janelas. Desative as sugestões da "Linha do Tempo" e mantenha somente a sua área de trabalho ativa, não permita que o sistema exiba as demais áreas de trabalho.

Não permita que o computador seja projetado, para isso, deixe a opção "Sempre Inativa" e com a descoberta "Desativada".

Por questões de segurança, desative os compartilhamentos "por proximidade" e "entre dispositivos".

Desative o histórico da área de transferência, e com certa frequência efetue a limpeza desta área, clicando em "Limpar".

Mantenha o acesso à área de trabalho remota desativado, uma vez que o acesso se dá por aplicativos pré-instalados como o WinVNC.

Neste espaço você poderá verificar se as configurações estão em ordem, quaisquer campos que necessitem de configurações, serão marcadas por um aviso no campo específico, estando tudo certo, deverá constar como na imagem abaixo. Para fazer as alterações, clique em "Veja detalhes em segurança do Windows".


Nesta área você também poderá verificar informações do computador, sistema operacional e suporte técnico, bem como renomear o computador, caso não tenha feito em configurações anteriores, para isso, clique em "Renomear este computador", estão feitas as primeiras configurações de Sistema.

Revisado em: 25.06.23

Acompanhe a continuação da configuração clicando no menu abaixo ou pela guia de Menu: